top of page
Buscar
  • Foto do escritorEliana Oliveira

Você cuida da mente como cuida do corpo?

Se a resposta foi não, então você precisa rever seus conceitos.


Acreditamos que o corpo só é saudável se a mente também for saudável. A boa condição física nos dá disposição para agir, mas é a mente que coordena os pensamento e sentimentos, influenciando nosso comportamento.


Um organismo saudável é aquele em que todas as suas funções se exercem plenamente, de um modo harmônico, equilibrado, livre de elementos que afetam o bom funcionamento da mente, e consequentemente, o bom funcionamento de todo o organismo, como por exemplo: a timidez, a fobia social, a depressão, o medo, a angústia, a ansiedade, o sentimento de inferioridade e etc., ou seja, todas as perturbações emocionais a que estamos sujeitos.


Sabemos que os distúrbios emocionais são responsáveis por perturbações gastro intestinais, pressão alta e até câncer, além de influenciar em grande parte no aprendizado escolar e no relacionamento social.


Pessoas emocionalmente saudáveis possuem: mais saúde física, maior produtividade, maior senso de contentamento, entusiasmo com a vida e capacidade de rir e se divertir, maior habilidade de lidar com o estresse e as adversidades, mais flexibilidade para aprender e se adaptar as mudanças, maior equilíbrio entre trabalho e lazer, autoconfiança e autoestima e mais controle sobre suas emoções e comportamentos


A saúde psíquica depende só de você. Você não pode mudar os outros, mas pode mudar você mesmo.


Mas como desenvolver ou aprimorar a saúde emocional?


É necessário saber controlar as emoções e não se deixar dominar por elas, desenvolver a nosso autoconhecimento e gerar autoconfiança. Quando estamos atentos aos nossos processos internos podemos desenvolver a habilidade de escolher uma melhor atitude diante de uma determinada situação.


Não temos controle absoluto sobre o que nos acontece, mas podemos controlar nossas emoções e atitudes diante de qualquer acontecimento ou circunstâncias.


O equilíbrio emocional é flutuante e convivemos com momentos de:

ž EMOÇÃO DOENTE: instável, mal-humorada, negativista, desprotegida e ansiosa.

ž EMOÇÃO SADIA: estável, motivada, protegida, alegre, tranquila e capaz de superar os inevitáveis períodos de ansiedade.


Tudo vai depender de como você alimenta sua mente, quais são os pensamentos que são gerados e quanto tempo passamos com cada um, ou seja, qual o padrão mental que você vai adotar para si.

Se não é possível evitar que pensamentos ruins de desânimo, dúvida e etc. surjam na mente, cabe a cada um não permitir que esses pensamentos negativos se fixem, ou seja, cada vez que um pensamento ruim vier à mente, substitua-o por outro, positivo.


Exemplo:

Você começa a pensar nas dificuldades do passado, lamentando suas perdas. Ou você continua a fazer o papel de vítima ou se transforma reconhecendo suas potencialidades, oportunidades e validando as experiências.


Pare, analise a cena por alguns instantes. Aceite, pois não é possível voltar atrás. Em vez de pensar no que não fez, coloque atenção em tudo o que pode fazer de agora em diante.


Pratique a aceitação do que já aconteceu e perdoe o passado. Isso impede que as emoções negativas se reproduzam abrindo espaço para o desequilíbrio e doenças.


Mantenha o foco no momento presente. Uma crise é sempre temporária. Cultive sua autoestima.


Reserve um tempo para ouvir você mesmo e entender seus sentimentos e emoções. Perceba-se. Sinta-se. Ouça sua respiração, sua voz interior.


Estabeleça objetivos realistas e positivos (o que quer e não o que não quer). Coloque-os no papel ou crie mecanismos para visualizar seus sonhos e metas. Recompense a si mesmo quando atingi-los. Celebre as realizações com quem ama.


Evite pensamentos negativos, áridos sobre pessoas ou fatos. Todas as pessoas, fatos, acontecimentos – por pior que possam parecer – têm algo de positivo.


Esteja sempre com pessoas com quem você possa trocar experiências realizadoras, positivas e que o faça crescer e ser feliz.


Em vez de se forçar, dê força a si mesmo. VOCÊ é o único com quem pode contar incondicionalmente. VOCÊ é o único que pode realizar seus objetivos. VOCÊ é pessoa mais valiosa do Universo e é plenamente responsável por tudo que lhe acontece.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page